Perguntas Frequentes | Cargas de Projeto
Vocês têm experiência com transporte de cargas superdimensionadas? Que tipo de projetos já realizaram?
Sim, temos experiência consolidada em projetos complexos, envolvendo transformadores, equipamentos industriais, estruturas metálicas, pás eólicas, caldeiras, tanques , vagões (monotrilho, Metro e locomotivas). Atuamos do planejamento à entrega, com rotas testadas, equipe técnica própria e parceiros homologados. Posso compartilhar cases ou referências semelhantes ao seu projeto, se desejar.
Vocês fazem estudos de viabilidade e análise de rotas?
Sim, esse é um dos pilares da nossa atuação como OTM. Realizamos levantamento técnico do trajeto (Rotogramas e EVG quando necessário) , análise de interferências (viadutos, curvas, pontes), vistoria prévia, simulações 3D (quando necessário) e validação com órgãos competentes. Só após isso, fechamos o cronograma e a rota final.
Vocês cuidam da emissão de autorizações especiais (AET, DER, DNIT, etc.)?
Cuidamos de toda a parte documental e burocrática: AETs (Autorizações Especiais de Trânsito), coordenação com DNIT, DERs estaduais, ANTT, concessionárias de rodovias e até gestão junto a portos e ferrovias. O cliente não precisa se preocupar com essa etapa.
Como é feita a amarração, içamento e movimentação da carga?
Trabalhamos com engenheiros especializados em movimentação de cargas, desenvolvemos planos de Rigging e Survey, definimos pontos de amarração, usamos equipamentos certificados (cintas, correntes, escoras) e atuamos com guindastes adequados à carga e ao local. Garantimos integridade do material do embarque à entrega.
Vocês fornecem escolta e batedores?
Sim. Cargas com excesso de largura acima de 3,20 mts. Organizamos escoltas civis e policiais, conforme exigido pelo tipo e dimensão da carga. Também coordenamos a logística noturna, caso o trajeto exija transporte em horários especiais.
Vocês oferecem seguro especializado para esse tipo de carga?
Sim, oferecemos seguro all risk, com cobertura específica para cargas de projeto. Trabalhamos com seguradoras que conhecem o setor e permitem cláusulas específicas de movimentação, içamento e percurso multimodal.
Como é feito o cronograma e o controle de prazos?
Montamos um cronograma detalhado com margens de segurança e datas-chave: liberação documental, vistoria de rota, mobilização, carregamento, trânsito e entrega. Mantemos o cliente informado com relatórios periódicos e alertas de status.
Qual a sua estrutura operacional e quem são seus parceiros?
Contamos com equipe própria para gestão logística, engenharia de transporte, documentação e segurança. Nossos parceiros de campo (transportadoras, guindasteiras, portos, ferrovias, etc.) são auditados e homologados. Atuamos como operador único, integrando todos os elos do transporte com responsabilidade contratual.
Vocês operam em todo o Brasil e no exterior?
Sim, operamos em todo território nacional e realizamos projetos internacionais no âmbito do Mercosul e países da ALADI (Chile, Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela), com integração porto-a-porto ou porta-a-porta.
Quais são seus diferenciais para projetos pesados?
Nosso maior diferencial é a visão sistêmica do transporte, combinada com experiência técnica em cargas críticas, cumprimento rigoroso de prazos e gestão completa de riscos. Atuamos como um só canal de comunicação, assumindo a responsabilidade do projeto do início ao fim.