O transporte marítimo é, historicamente, o modal mais viável para cargas de projeto de grande porte, especialmente quando o desafio é levar volumes superdimensionados com segurança e custo competitivo. Mas, por trás de cada embarque bem-sucedido, há uma operação de alto nível técnico e planejamento detalhado.
Cargas de projeto que seguem por navio geralmente não cabem em contêineres convencionais. É o caso de pás eólicas, caldeiras, estruturas metálicas, transformadores e equipamentos de mineração. Nesses casos, a solução pode ser o uso de contêineres especiais (open top, flat rack), embarque break bulk ou navios RO-RO, conforme a natureza da carga.
Um dos grandes diferenciais do modal marítimo é a capacidade de transportar volumes realmente gigantescos, que seriam inviáveis em aviões ou caminhões. No entanto, isso exige escolha estratégica do porto, verificação de infraestrutura, agendamento com antecedência, vistorias técnicas e gestão de riscos ambientais, como salinidade e umidade.
Também é comum a necessidade de autorizações da Receita Federal, ANVISA, IBAMA e Marinha, dependendo do tipo de carga e do país de origem ou destino. Para projetos internacionais, a coordenação aduaneira e o despacho documental são etapas críticas.
A Capodeferro Log atua desde a engenharia da carga até o recebimento final. Organizamos o pré-embarque terrestre, agendamos a operação portuária, acompanhamos a amarração a bordo e coordenamos toda a jornada com foco em segurança, prazo e previsibilidade.
📩 [email protected]
📞 (21) 2234-6242 | 📱 (21) 9 9639-0927