Transporte Marítimo

Transporte Marítimo

Nossa equipe garante o mais alto nível de serviço com fretes competitivos no modal marítimo, identificando as melhores oportunidades de eficiência logística a partir das características e restrições da carga ou da rota, em uma leitura de mercado precisa e dinâmica.
Nosso parceiros nos 5 continentes nos proporcionam uma vasta gama de serviços:

 

  • Cargas de projeto;
  • Recipientes tanque – produtos químicos líquidos, óleos para uso industrial, querosene, óleo combustível, etc.;
  • Transporte FCL, Transporte LCL;
  • Cargas Ro/Ro – armadores associados especialistas em cargas rolantes.

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Perguntas Frequentes

Sobre Transporte Aéreo logístico

Minha carga pode ser embarcada por navio?

Avaliamos peso, dimensões, tipo de embalagem e sensibilidade da carga. Dependendo do perfil, pode ser viável em break bulk, RO-RO ou em contêiner (inclusive open top ou flat rack).

Depende do tipo e volume da carga. Cargas superdimensionadas geralmente seguem em navios break bulk, heavy lift ou RO-RO, se sobre rodas ou adaptável.

 

Verificamos infraestrutura de cais, calado, equipamentos disponíveis, acesso terrestre e capacidade de movimentação pesada.

Algumas cargas exigem ANVISA, IBAMA, Receita Federal ou autorização de Marinha, além de agendamento portuário específico.

Depende da origem, destino, tipo de navio (liner ou tramp), e escalas previstas. O tempo de pré e pós-transporte terrestre também deve ser considerado.

Linhas regulares têm saídas semanais ou quinzenais. Para cargas de projeto, é comum afretar navio ou negociar com operadores que montam cargas combinadas.

Sim, são as taxas na origem, envolve frete base, taxas portuárias, sobrestadia (demurrage), sobretaxas específicas (BAF, CAF, ISPS), THC, etc. Transparência na formação é essencial.

Sim. Os portos cobram armazenagem conforme tabela oficial e tempo de permanência. Carga de projeto geralmente requer planejamento para evitar demurrage.

Packing list, fatura comercial, certificado de origem, BL (Bill of Lading), autorização de transporte especial (quando for o caso), entre outros.

Sim, para operações internacionais. Porém, o despachante aduaneiro tem que ser consultando no Pré-embarque em razão dos tratamentos administrativos, o qual verificará quais os órgãos intervenientes e anuentes , existem certas obrigatoriedades para ter a autorização de embarque e posteriormente (após a chegada da embarcação)  realizar  desembaraço aduaneiro na origem e no destino.

Embalagens robustas, resistentes à umidade e bem identificadas. No caso de cargas pesadas, devem ter pontos de içamento claros, proteção contra oxidação e impacto.

Sim. Especialmente em carga solta (break bulk), o plano de amarração é crítico para segurança a bordo.

Danos por movimentação, umidade, salinidade, queda, perda de estabilidade do navio. E riscos operacionais como atrasos e retenções.

As siglas ETA, ATA, ETB, ATB, ETS e ATS representam pontos de controle que influenciam diretamente a produtividade dos terminais, a gestão de custos e a fluidez do comércio internacional. De forma resumida vou explorar o significado, a aplicação prática e a importância de cada um desses eventos.

1. ETA – Estimated Time of Arrival (Previsão de Chegada)

É a primeira estimativa oficial da hora em que a embarcação deverá chegar ao porto de destino. Esse dado é geralmente informado pelo comandante ou pelo agente marítimo e serve como ponto de partida para o planejamento logístico da recepção da embarcação.

2. ATA – Actual Time of Arrival (Chegada Efetiva)

Representa o momento real em que o navio entra na área de fundeio do porto ou em sua zona de aproximação. Este é um marco que permite verificar a acuracidade da ETA. Indicadores gerados: Desvio entre previsão e realidade (ETA vs ATA); Monitoramento de fatores externos que impactaram a chegada (condições climáticas, congestionamento, etc.).

3. ETB – Estimated Time of Berthing (Previsão de Atracação)

É a previsão do momento em que a embarcação será atracada em um berço disponível para iniciar as operações de carga ou descarga. Essa informação é altamente dinâmica e sensível à performance das atracações anteriores. Impacto operacional: Define o início estimado das janelas operacionais; Suporta a programação de operadores portuários, guindastes, equipamentos e a capacidade do terminal.

4. ATB – Actual Time of Berthing (Atracação Efetiva)

É o registro real do horário em que a embarcação atraca no cais. Essa informação é vital para o controle da produtividade do terminal e para medir a eficiência do fluxo de atracação. Uso em gestão de performance: Medição de tempos de espera na fundeio (ATA vs ATB); Indicador da eficiência do terminal; Base para análise de gargalos operacionais.

5. ETS – Estimated Time of Sailing (Previsão de Saída)

Indica quando o navio está previsto para deixar o porto, considerando o tempo estimado de operação. É uma variável importante para o planejamento do próximo ciclo logístico do navio e para a organização do tráfego no porto. Planejamento e sincronização: Coordena os prazos para liberação de cargas; Alinha a cadeia de suprimentos com o transporte marítimo; Define a janela de operação disponível.

ATS – Actual Time of Sailing (Saída Efetiva)

É o momento real em que a embarcação desatraca e parte do porto. Este é o fechamento do ciclo operacional no terminal e ponto de partida para as métricas de produtividade. Medição de eficiência, aponta atrasos ou adiantamentos que impactam contratos e SLAs; Consolida o ciclo completo do navio no terminal.

ETA, ATA, ETB, ATB, ETS e ATS não são apenas registros, são ferramentas de gestão, controle e otimização. O domínio sobre esses marcos permite a profissionais e empresas uma atuação mais estratégica e eficaz.

Sobre a Capodeferro

A Capodeferro Soluções Logísticas é um Operador de Transporte Multimodal (OTM) com ampla experiência no setor. Atuamos no transporte e manuseio de diversos tipos de cargas, como contêineres (DRY, REEFER, OPEN TOP, FLAT RACK), cargas fracionadas (LCL) e cargas de projeto (superdimensionadas).

Com uma equipe altamente qualificada nos principais portos e aeroportos das regiões atendidas, oferecemos aos nossos clientes um serviço de excelência, tanto em transportes nacionais quanto internacionais.

Nosso sistema de gestão logística de ponta, aliado à ferramenta de Tracking Report, assegura a coleta e entrega pontual de contêineres, evitando qualquer possível “demurrage”.

A plataforma tecnológica da Capodeferro permite o desenvolvimento de EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados), promovendo a integração das informações, otimizando tempo e reduzindo custos.

Utilizando equipamentos especializados e sem improvisos, garantimos a qualidade do serviço em todos os tipos de carga, seja comum ou de projeto, com ou sem excesso de dimensões.

Contamos com colaboradores capacitados, equipamentos adequados, licenças necessárias e cobertura de seguro completa, assegurando uma gestão eficiente dos riscos no transporte de mercadorias.

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Principais clientes ja atendidos

Depoimentos

“”Profissionalismo e comprometimento são as marcas registradas da equipe da Capodeferro. Confiamos neles para lidar com os aspectos mais complexos de nossa logística.””

Marcos Marinho

Diretor da Interoceanica Logistics & Solutions
“””Um relacionamento de confiança no transporte, com anos de parceria, profissionalismo e amizade. Sempre entregando excelência e soluções eficientes para a logística.” “

Jorge Freitas

Diretor da CRAFT Transporte Internacional
“”A equipe é extremamente profissional e está sempre pronta para atender qualquer demanda com eficiência. Com eles, temos certeza de que nossas cargas estão em boas mãos.””

Rita Fernandes

CEO na Brasil Despachos Assessoria em Comercio Exterior